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connaître une langue étrangère c'est gagner de l’indépendance; parler une langue étrangère permet d'avoir des différents visions du monde.



terça-feira, 5 de junho de 2012

Les résumés des lectures


Textes:
     
COURTILLON, Janine. Élaborer un cours de FLE. Paris: Hachette, 2003.
BARBIER, Rene.2002. A pesquisa-Ação. Série Pesquisa em educação, v.3. Brasília.
LOUIS,Vincent. Interactions verbales et communication interculturelle en FLE : de la civilisation française à la compétence (inter) culturelle. 2 ed. Bruxelles : E.M.E , 2009.

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Um comentário:

  1. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB
    DECANTO DE EXTENSÃO – DEX
    Coordenação Geral: Prof. Dr.ª FATIMA MAKIUCHI
    Coordenação Pedagógica: Prof. Dr.ª MARA LÚCIA MOURÃO

    Aluna: Sylvânia Rodrigues do N. Silva Mat.: 08/41111
    BARBIER, Rene.2002. A pesquisa-Ação. Série Pesquisa em educação, v.3. Brasília.


    - Pesquisa-Ação é um tipo de pesquisa que possui duplo objetivo:
    • Trata-se de uma ação com o intuito de transformação da realidade;
    • Transformar a realidade e produzir conhecimentos relativos a essas transformações.
    Mas, é necessário que haja uma implicação, engajamento pessoal e coletivo do pesquisador. Uma vez que, implicar consiste em reconhecer que implica o outro e é implicado pelo outro também, havendo uma situação de interação. Pois, a implicação de acordo com Barbie permite a descoberta de dimensões da vida do grupo (pesquisado). Portanto, implicar-se é perceber como está implicado na estrutura social, o pesquisador pode implicar os outros por meio de seu olhar e de sua ação.

    - Dialética da Ação: fazendo relação com o projeto “Sopa de Lettres”.
    Há dialética em vários sentidos:
    • Há diálogo com a ação pedagógica (educação), a ação social (intenção de educar) e o objetivo de quebrar paradigmas relacionados à língua francesa;
    • Há diálogo entre comunidade e a academia – Extensão Universitária – Troca de Saberes.

    - Tipos de Pesquisa-Ação:
    • Existencial
    • Intergral
    • Pessoal
    • Comunitária
    A “Existencial” reside na mudança do sujeito em relação à realidade e a “Integral” consiste numa ação individual em uma prática coletiva.

    - Espiral: Ação + Reflexão
    • Metodologia da ação e de reflexão numa perspectiva em espiral: consiste na identificação do problema ou fazer com que o identifique (a comunidade trabalhada);
    • O planejamento: que consiste na realização em espiral;
    • Avaliação e conclusão: analise dos resultados, consequência dos efeitos, e escrita das informações e conclusões.

    - Conclusão:
    A pesquisa-Ação visa mudanças, o que pressupõe que não há pesquisa-Ação sem o outro. A pesquisa-Ação é como a Educação Popular, um processo libertador. É necessário que o pesquisador perceba o processo educativo como objeto de pesquisa, e a sua natureza social. Enfim, compreenda a pesquisa como uma atividade social e política, portanto ideológica.

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