Textes:
COURTILLON, Janine. Élaborer un cours de FLE. Paris: Hachette, 2003.
BARBIER, Rene.2002. A pesquisa-Ação. Série Pesquisa em educação, v.3. Brasília.
LOUIS,Vincent. Interactions verbales et communication interculturelle en FLE : de la civilisation française à la compétence (inter) culturelle. 2 ed. Bruxelles : E.M.E , 2009.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB
ResponderExcluirDECANTO DE EXTENSÃO – DEX
Coordenação Geral: Prof. Dr.ª FATIMA MAKIUCHI
Coordenação Pedagógica: Prof. Dr.ª MARA LÚCIA MOURÃO
Aluna: Sylvânia Rodrigues do N. Silva Mat.: 08/41111
BARBIER, Rene.2002. A pesquisa-Ação. Série Pesquisa em educação, v.3. Brasília.
- Pesquisa-Ação é um tipo de pesquisa que possui duplo objetivo:
• Trata-se de uma ação com o intuito de transformação da realidade;
• Transformar a realidade e produzir conhecimentos relativos a essas transformações.
Mas, é necessário que haja uma implicação, engajamento pessoal e coletivo do pesquisador. Uma vez que, implicar consiste em reconhecer que implica o outro e é implicado pelo outro também, havendo uma situação de interação. Pois, a implicação de acordo com Barbie permite a descoberta de dimensões da vida do grupo (pesquisado). Portanto, implicar-se é perceber como está implicado na estrutura social, o pesquisador pode implicar os outros por meio de seu olhar e de sua ação.
- Dialética da Ação: fazendo relação com o projeto “Sopa de Lettres”.
Há dialética em vários sentidos:
• Há diálogo com a ação pedagógica (educação), a ação social (intenção de educar) e o objetivo de quebrar paradigmas relacionados à língua francesa;
• Há diálogo entre comunidade e a academia – Extensão Universitária – Troca de Saberes.
- Tipos de Pesquisa-Ação:
• Existencial
• Intergral
• Pessoal
• Comunitária
A “Existencial” reside na mudança do sujeito em relação à realidade e a “Integral” consiste numa ação individual em uma prática coletiva.
- Espiral: Ação + Reflexão
• Metodologia da ação e de reflexão numa perspectiva em espiral: consiste na identificação do problema ou fazer com que o identifique (a comunidade trabalhada);
• O planejamento: que consiste na realização em espiral;
• Avaliação e conclusão: analise dos resultados, consequência dos efeitos, e escrita das informações e conclusões.
- Conclusão:
A pesquisa-Ação visa mudanças, o que pressupõe que não há pesquisa-Ação sem o outro. A pesquisa-Ação é como a Educação Popular, um processo libertador. É necessário que o pesquisador perceba o processo educativo como objeto de pesquisa, e a sua natureza social. Enfim, compreenda a pesquisa como uma atividade social e política, portanto ideológica.