BIENVENUE !

BIENVENUE !



Chers visiteurs vous trouverez ici des réflexions sur de nombreux sujets et thèmes en liens ou non avec l'Enseignement de Langue Étrangère. Mais on vous donne les meilleurs arguments en faveur de l'apprentissage d'une langue étrangère:

connaître une langue étrangère c'est gagner de l’indépendance; parler une langue étrangère permet d'avoir des différents visions du monde.



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Revista Darcy




                                   O Sopa de Lettres na Revista Darcy


Nesse começo de semestre fomos convidados pela revista Darcy (revista de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília) para participar de uma matéria comemorativa dos 50 anos da Universidade de Brasília com os projetos de Extensão realizados pela Universidade. Então, preparamos um convite especial para reunir os alunos e fizemos uma oficina muito legal.

A oficina
No primeiro momento, começamos a oficina com a brincadeira da bola que consiste em fazer um circulo, dizer o nosso nome e jogar a bola para quem queremos saber o nome, para todos se conhecerem, pois havia monitores que as crianças não conheciam e as professoras que coordenam o nosso projeto também. Realizamos essa brincadeira dentro da sala e também ao ar livre, após a brincadeira da bola revisamos algumas frases como: je peux aller au toilette?, merci, bonjour, excusez-moi, s’il vous plaît, je peux boire de l’eau?, salut, au revoir, bonsoir. Para essa revisão, continuamos em circulo e cada monitor segura uma placa com a frase escrita em francês e o monitor dá uma pista de como é utilizado à frase da placa. Num outro momento, revisamos os números, utilizando as plaquinhas com os números e eles repetindo oralmente em francês, para fixar melhor fizemos a brincadeira de pular corda em que os alunos pulavam e os outros contavam até 20 (vingt).
Foi uma tarde muito divertida, todos os alunos queriam que voltássemos logo a realizarmos as oficinas, as repórteres tiraram muitas fotos e fizeram entrevista com algumas crianças. Apesar de ter algumas pessoas que eles não conheciam, as crianças se demonstraram desinibidas e muito à vontade. As professoras, Fatima Makiuchi e Mara Mourão, também foram entrevistadas e a jornalista Daniela Gonçalves e a fotógrafa Emilia Silveira foram muito simpáticas e pacientes também.
Professora Mara e a jornalista Daniela Gonçalves no Núcleo de Extensão em Brazlândia.    (13/03/2012)


Professora Fatima Makiuchi e a fotógrafa Emilia Silveira no Núcleo de Extensão em Brazlândia. (13/03/2012)

 

Nós do Sopa agradecemos a vocês pelo profissionalismo e pelo carinho que tiveram na matéria. Muito Obrigado !!!




Estimular a criatividade das crianças e deixá-las a vontade faz parte das nossas oficinas, pois valorizamos o processo criativo para um melhor desenvolvimento dessas crianças, uma vez que a criatividade estimula a interação fazendo com que as oficinas fiquem muito dinâmicas.

Essa oficina especial foi muito providencial, porque havia ainda alguns monitores que não conheciam o Núcleo de Extensão de Brazlândia, e também descobrimos que não teremos mais a nossa salinha que estava toda organizada para as oficinas. A sala era utilizada por nós do Sopa e pela Brinquedoteca, era uma sala grande com um armário, onde guardávamos os materiais pedagógicos ( papel, lápis, tesoura, tinta etc.), e uma estante com livros infantis. Mas apesar disso a oficina foi muito boa e saímos de lá com gás para dar continuidade em nossas atividades.
                                                   Toda equipe participa da oficina.                    


Parabéns ao Sopa de Lettres.


Link da revista  para ver a matéria com o Sopa :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bienvenue sur le blog Sopa de Lettres.

Merci de votre participation.